Serviços Voluntários

SAMU orienta sobre primeiros socorros

Diretores, voluntários e funcionários da RAFA – Residência do Amor Fraternal de Avaré receberam do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel às Urgências, sede de Avaré, importantes orientações sobre a prestação de primeiros socorros para pessoas acometidas de Obstrução nas Vias Aéreas por Corpos Estranhos (OVACE), convulsão, desmaios, queimaduras, controle de hemorragias e parada cardio respiratória. O treinamento aconteceu no dia 04 de Dezembro nas dependências da entidade que presta atendimento a idosos carentes portadores de necessidades especiais. Os enfermeiros Adriano e Emerson foram os instrutores responsáveis pelo treinamento que será de grande valia para a melhora no atendimento aos idosos que lá residem que porventura precisem de atendimento emergencial.

Conhecendo melhor o SAMU:

Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU 192)
Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.

A equipe presta atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo/resposta), o que é crucial em emergências.

A RAFA agradece ao SAMU-Avaré pelo importante serviço à ela prestado e parabeniza aos profissionais pela dedicação que faz a diferença e salva muitas vidas em nossa cidade.

Profissionais em Ação

CABELEIREIRA ANA PAULA E SONINHA.

Tutti Belle Cabeleireiro Unissex, proporcionou uma manhã de embelezamento para os nossos residentes no dia 25 de julho, pp.

Os profissionais cortaram os cabelos e fizeram manicure deixando todos muito bonitos. Os profissionais participaram do Projeto Profissionais em Ação do Rotary Club de Avaré Jurumirim. Este projeto convida os profissionais a prestar um dia de serviço voluntário na RAFA mostrando a eles a importância do voluntarismo.

O salão fica na Rua Professor Pedro Machado Nogueira 1177 – Brabância e o telefone para contato é (14) 3733-8608.

Participaram Ana Paula, Carlos Banin, Cíntia Banin e Alexandre aos quais somos muito agradecidos.

RAFA recebe doações do “Natal Mais Doce”

Natal Mais Doce.

Natal Mais Doce.

Natal Mais Doce.

A entrega das doações da Promoção Natal Mais Doce aconteceu neste último dia 26 de Janeiro, p. p., recebemos uma quantidade expressiva de donativos diversos como, gêneros alimentícios, materiais de limpeza, produtos para higiene pessoal e materiais elétricos. Nos detalhes acima uma pequena mostra do material recebido.

As doações deverão suprir as nossas necessidades de vários meses vindouros. Estas ações de cunho solidário são de suma importância para entidades que prestam serviços assistênciais para os mais necessitados. A promoção Natal Mais Doce contou com o apoio de Organizações de Prestação de Serviços e por mais de 30 patrocinadores. Os recursos foram conseguidos com a realização de um magnífico jantar dançante que aconteceu no dia 05 de Dezembro num tradicional Clube Social da nossa cidade.

Somos muito gratos a todos aqueles que participaram deste nobre e humano gesto de amor, fraternidade e solidariedade.

Aula de Pintura Artística.

 

Aula de Pintura.

Professora Ada e suas alunas.

A professora de pintura em tecido, Ada Maria Custódio Marques, desenvolve um trabalho voluntário de pintura com os nossos residentes. Estas aulas ajudam no desenvolvimento do raciocínio e na coordenação motora dos mesmos e funcionam ainda como uma terapia ocupacional. As aulas acontecem uma vez por semana com a duração de uma hora.

Fisioterapia.

 

Fisioterapia.

Andréa Tuma de Andrade - Fisioterapeuta.

A Fisioterapeuta Andréa Tuma de Andrade, desenvolve trabalhos de alongamento e fortalecimento muscular nos residentes, respeitando rigoraosamente os limites de cada um deles.